sábado, 2 de março de 2013

A IGREJA PAROQUIAL DE BALASAR (1)


Já várias vezes escrevemos sobre a história da Igreja Paroquial de Balasar. Vamos agora colocar aqui a versão actualizada do nosso trabalho sobre o tema.
Ao contrário de outras paróquias cuja igreja, ao longo dos séculos, com modificações e acrescentos, sempre se ergueu no mesmo lugar, a de Balasar é já o quarto templo construído de raiz e em localização diferente. A primeira foi a do Lousadelo, a segunda a do Casal, a terceira a do Matinho, a quarta a actual; e houve ainda a de Gresufes.
Durante o século XIX, muitas igrejas paroquiais foram restauradas e ampliadas, outras entretanto foram construídas de novo.
A de Touguinhó data de 1842, a grande igreja de Beiriz de 1872, a reconstrução da de Parada deve ter ocorrido em data próxima, a primeira fase das da Basílica do Sagrado Coração de Jesus iniciou-se ainda no século XIX, a nova igreja de Amorim (de linhas inovadoras e paga por quatro irmãos brasileiros da freguesia) remonta a 1908 e as obras da Misericórdia da Póvoa são do mesmo mestre pedreiro da de Balasar, mas posteriores. 

Sem comentários:

Enviar um comentário