sexta-feira, 8 de março de 2013

António José dos Santos e a Santa Cruz


O P.e Leopoldino dá conta de certos documentos relativos à festa da Santa Cruz, à aprovação dos estatutos da confraria, etc., onde entra a mão do administrador do concelho. Em tempos, pensávamos que eles estariam copiados nos livros da mesma confraria, mas pelos vistos não, o P.e Leopoldino foi buscá-los ao arquivo concelhio. Aliás, deve ter sido ele que fez a garatuja que se vê na margem da página.
Mas o que aquele pároco de Balasar devia ignorar era que o administrador de então era um balasarense, embora adoptivo. Chama-se António José dos Santos e casara para o Vila Nova.
Colocamos aqui o conhecido pedido de escolta militar para a festa da Santa Cruz de 1840.
Ilustríssimo e Excelentíssimo Senhor
No dia 18 de Junho seguinte, em que a Igreja fes­teja a festividade — Corpus Christi — é costume feste­jar-se na freguesia de Balasar deste Concelho, a Santa Cruz, a cujo Templo concorre todo o povo circunvizinho e de longe, tanto na véspera, à noite, como no próprio dia, formando assim um dos adjuntos a que se chama Romaria; e por que eu desejasse conservar o sossego que quase sempre se perturba em tais adjuntos e não confie na polícia, por cujo porte me não posso responsabilizar; imploro de V. Ex.a a graça, sendo possível, de dar as suas ordens, para que na véspera e no dito dia esteja ali uma Escolta de Tropa de 20 sol­dados pelo menos. A administração da dita festividade prontifica-se ao agasalho dos soldados, sem os fazer pesados ao povo.
Deus guarde Vossa Senhoria.
Administração do Concelho da Póvoa de Varzim, 31 de Maio de 1840.
António José dos Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário