quinta-feira, 14 de março de 2013

A IGREJA PAROQUIAL DE BALASAR (5)


Nos assentos paroquiais

Para localizar as sepulturas, os registos de óbito, ao menos em certos períodos, fornecem diversas informações sobre a Igreja Paroquial. Mas isso desapareceu quando se dividiu o interior em sepulturas numeradas e a localização passou a ser feita pelos seus números.
As capelas laterais (a da Jesus Cristo Crucificado, a norte, e a de Santo Antão, a sul), o coro, a pia baptismal, as portas travessas, a capela-mor (no interior), as cruzes da via-sacra, certa “pedra que serve de sepultura” (no exterior) são recorrentes. A localização também se fazia por referência a divisões da casa da residência (que ficava junto ao adro, do lado  sudeste), como a cozinha e a sala.
O que nunca ocorreu neles foi a mesa do acordo, onde os homens da fala decidiam (sobre os homens de fala e vários outros temas curiosos, procure aqui). No Tombo da Comenda, são mencionadas oliveiras no adro, certamente destinadas a fornecer azeite para a lamparina do Santíssimo. No assento seguinte, menciona-se a Capela de Nosso Senhor Jesus Cristo Crucificado: 
Aos dez dias do mês de Abril do ano de mil setecentos e quarenta e dois, faleceu Francisca, solteira, de Vila Pouca, com todos os sacramentos, abintestada (sem testamento). Foi sepultada no adro, da parte do norte, defronte da Capela de Nosso Senhor Jesus Cristo Crucificado.
E por assim ser verdade, fiz este assento, que assinei. Era ut supra
O Reitor António da Silva e Sousa.
Interessante a invocação desta capela, que parece antecipar a da Santa Cruz, como esta antecipa a Beata Alexandrina.

Sem comentários:

Enviar um comentário