domingo, 3 de março de 2013

A IGREJA PAROQUIAL DE BALASAR (2)


As igrejas do Lousadelo e do Casal

Da igreja que existiu no Lousadelo quase nada sabemos. Mas o Censual do Bispo D. Pedro garante-nos ao menos que existiu e que deve ter servido os balasarenses a passar de um século. Seria muito pequena e viria do começo do século XI.
Sobre a igreja do Casal a nossa ignorância é maior. Até se pode perguntar se existiu. De facto nenhum documento original o confirma: nem as Inquirições nem os documentos da anexação de Gresufes. Não deve ter existido: o lugar era grande, havia ali a travessia do rio e a lendária fonte que depois foi de S. Pedro.
Há um documento de prazo de um moinho em Guardes, de 1215, que a terminar tem esta frase: Facto plazo mense Novembris in tempore illo quod ecclesia ipsa consumata fuit. “Prazo feito no mês de Novembro no tempo em que a igreja foi terminada”.
Esta data até fazia sentido, pois anos antes Pêro Pais Correia tinha nobilitado ali uma casa.
O P.e Leopoldino refere-se à Igreja do Casal baseando-se apenas na tradição popular, mas tal tradição podia resultar de confusão com a antiga Capela da Senhora da Piedade. Os documentos de quando se construiu esta capela não conservam nenhuma memória de antiga igreja.
O Tombo de 1542 não dá conta de qualquer propriedade paroquial no Casal, o que seria de esperar se até há pouco aí tivesse estado a igreja.

Sem comentários:

Enviar um comentário