quarta-feira, 6 de março de 2013

Leigos na divulgação da Beata Alexandrina


Desde o princípio, a leiga Beata Alexandrina contou com a colaboração empenhada de leigos. Se a Deolinda era familiar e por isso com obrigações particulares daí decorrentes, não o era a Prof.ª Çãozinha, que teve um papel culturalmente decisivo.
Leigo era também o Dr. Dias de Azevedo, que a defendeu de muitos modos em vida e a divulgou no Boletim de Graças após a morte.
O P.e Humberto conseguiu a colaboração de um importante casal de cooperadores salesianos italianos, os Signoriles. Quanto lhe deve o estudo e divulgação da Beata de Balasar!
Do tempo do P.e Humberto foi também o leigo Francis Johnston (que por vezes ainda é apresentado erradamente como sacerdote), que a divulgou no mundo de língua inglesa. Dele dependeram Francis Reynolds, o fundador da Alexandrina Society (cujo filho, o Patrick, criou recentemente um site sobre a Alexandrina, em homenagem ao pai), Leo Madigan, o Kevin Rowles, o Glenn Dallaire…
O Kevin Rowles é um caso particular, pois o seu opúsculo sobre a Beata já foi editado em três países diferentes, já foi transposto para filme e traduzido ao menos para checo e maltês.
E houve a Maria Rita Scrimieri, que publicou livros, que escreveu até para o Osservatore Romano, que interveio em congressos internacionais, a Prof.ª Yolanda Astrid, colaboradora salesiana, o brasileiro Sidney Borba, a Paulette Leblanc, etc.
Entre os portugueses, conta-se o açoriano Afonso Rocha, um devoto e divulgador de longa data que colocou imensa informação na Internet, que escreveu sobre ela e que actualmente dispõe duma pequena editora.
Também o autor deste blogue, que integrou o secretariado da Beatificação, é autor de livros e de muita informação colocada em vários sites e ultimamente trabalha numa história de Balasar em três volumes que poderá fazer muita luz sobre o meio em que a Beata Alexandrina nasceu, viveu e se finou.
Sacerdotes e leigos apaixonados, juntos, são poucos para a divulgação de tão grande figura.

Imagem: além de Sua Eminência o Cardeal Saraiva Martins, de Sua Excelência Rev.ma o Arcebispo de Braga, do Rev.do Pároco de Balasar, P.e Granja, vêem-se nesta fotografia de 2007 três dedicados divulgadores leigos da Beata Alexandrina: Leo Madigan e José Ferreira, do lado esquerdo, e o Afonso Rocha na extremidade direita.

1 comentário:

  1. Infelizmente, penso que reuniões deste género não voltarão mais a acontecer, o que é na verdade pena!
    Ainda há tanto para fazer, para que a Beata Alexandrina Maria da Costa seja mais conhecida e amada!
    Os leigos fazem parte integrante da Igreja e por isso mesmo devem participar com empanho nestes casoso tão particulares, mas tão necessários à vida da Igreja e sob o controlo desta.

    ResponderEliminar