sábado, 7 de julho de 2012

A Festa do Senhor da Cruz


Chegámos agora de Balasar onde decorriam os preparativos finais para a festa do Senhor da Cruz. Vimos na igreja os andores, vimos o aspecto um pouco estranho do adro, vimos a exposição de arte sacra "O Crucifixo na Devoção Familiar".
Se o resto é mais ou menos o esperado de tais circunstâncias, já a exposição, essa é uma muito agradável surpresa. Vê-se lá um conjunto bem diversificado de oratórios, alguns magníficos, outros mais humildes, e uma colecção de crucifixos. Além disso, estão expostos alguns documentos e livros, relativos principalmente à Santa Cruz, à Beata Alexandrina e à Confraria de S. Antão.
Em relação à Santa Cruz, estão documentos que não conhecíamos – e continuamos a não conhecer, ficámos foi a saber que existem. O mesmo em relação à Confraria de Santo Antão, onde está exposto, entre outros outros, um pequeno livro de 1727, certamente contemporâneo da criação da capela da confraria do santo na igreja do Matinho.
Esta exposição dá alguma ideia do que poderia vir a ser uma grande exposição histórica e etnográfica balasarense.
Colocamos a seguir duas fotografias que tirámos.

2 comentários:

  1. Caro José Ferreira, para espanto meu vejo aqui a fotografia do oratório da minha família. Não quero a foto publicada, por motivos que só nós conhecemos, mas também devido a ser uma exposição com peças de particulares. As fotografias deviam ser proibidas e tal garantia nos foi dada. Por isso agradecia que retirasse a foto do blog.
    Atentamente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como a família não estava identificada, não me parecia que pudesse causar problema publicar a imagem de um oratório de uma exposição onde estavam tantos. Mas, como vê, já foi retirada.
      J.F.

      Eliminar