quarta-feira, 11 de julho de 2012

Faz agora 100 anos… (9)

“Chamei-lhe poveira
Na Autobiografia, a Alexandrina tem o cuidado de pôr bem a claro os seus defeitos; mas nunca são grandes. Veja-se o seguinte, que se manifestou na Póvoa:
Uma ocasião, a minha irmã pediu-lhe (patroa em cuja casa vivia na Rua da Junqueira) licença para ir estudar a casa de uma colega que morava perto, e eu também queria ir. Como não me deixasse, chorei e chamei-lhe poveira; estava zangada.
Bem caro lhe ficou o pouco ofensivo insulto:
Não me castigou, mas disse-me que não podia confessar-me sem lhe pedir perdão. A minha irmã disse-me o mesmo. Isto fez-me muita repugnância e, como quisesse confessar-me e comungar, venci o meu orgulho. Pus-me de joelhos e, de mãos erguidas, pedi-lhe perdão.
Ela comoveu-se até às lágrimas e perdoou-me. Senti grande alegria por já poder, no dia seguinte, confessar-me e receber a Jesus.

Sem comentários:

Enviar um comentário