domingo, 10 de julho de 2011

A primeira oração original da Beata Alexandrina

Há tempos, uma professora do ensino secundário, de Balasar, dizia-nos que as pessoas, mesmo as mais motivadas, não entendem os escritos da Beata Alexandrina. De facto, é preciso fazer um pouco de esforço, insistir, descobrir as principais linhas de pensamento que os orientam.
Aqui, procuramos dar a nossa ajuda, uma ajuda que passa por informação histórica e por fornecer pistas das orientações principais do pensamento dela.
É eucarística a primeira oração original da Alexandrina na Autobiografia. Veja-se:

Gostava muito de ir à igreja e chegava-me para junto da minha catequista [1] e rezava quanto ela queria. Não deixava dia nenhum de rezar a estação ao Santíssimo Sacramento, meditada, quer fosse na igreja quer em casa, até pelos caminhos, fazendo sempre a comunhão espiritual assim:

Ó meu Jesus, vinde ao meu pobre coração! Ah, Eu desejo-Vos, não tardeis!
Vinde enriquecer-me das Vossas graças; aumentai-me o Vosso santo e divino amor.
Uni-me a Vós! Escondei-me no Vosso Sagrado Lado!
Não quero outro bem senão a Vós! Só a Vós amo, só a Vós quero, só por Vós suspiro!
Dou-vos graças, Eterno Pai, por me haverdes deixado a Jesus no Santíssimo Sacramento.
Dou-Vos graças, meu Jesus, e por último peço-Vos a Vossa santa bênção!
Seja louvado em cada momento o Santíssimo e Diviníssimo Sacramento da Eucaristia!

Mas contém já um aceno à Cruz, pela referência ao “Sagrado Lado”, o golpe da lança no peito de Jesus.


[1] Josefina Alves de Sousa, vulgarmente chamada «Josefina-Escola», por viver no edifício da escola, juntamente com seu irmão professor.

Sem comentários:

Enviar um comentário