domingo, 24 de julho de 2011

Apreciação sobre duas conferências proferidas em Évora pelo Dr. Abílio Garcia de Carvalho, médico da Beata Alexandrina

Em 1936, o Dr. Abílio Garcia de Carvalho foi a Évora fazer duas conferências. O jornal poveiro Idea Nova, na edição de 27/6/36, transcreveu a apreciação que lá fizeram a essas conferências.
O nome do Dr. Abílio já tinha chegado muito longe, mas imagine-se como seria custosa então uma deslocação àquela cidade alentejana.

Não é para dar em resumo as magistrais lições do distintíssimo médico da Póvoa de Varzim, proferidas no Paço Episcopal nos dias 31 de Maio e 1 de Junho, que o nosso semanário consagra esta local.
O fim é só de agradecimento: que nem mesmo podíamos fazer uma síntese, sem tirar o brilho, o sabor às belas jóias literárias apresentadas por S. Ex.cia e escutadas com tanto interesse da parte do selecto auditório, em duas noite consecutivas.
Na primeira conferência, revelou-se S. Ex.cia um fino burilador da frase, espírito de cultura invulgar, dicção impecável, além de, em todo o seu dizer, se traduzir a convicção profunda do que se afirmava em suas palavras quentes e apropriadas.
Esta conferência foi o exórdio, a apresentação necessária do grande trabalho apresentado no dia 1 de Junho, “A Eucaristia e a Medicina”. Desse discurso deve dizer-se o mesmo que das grandes obras musicais: não se podem descrever, é necessário ouvi-las. Com efeito, saber mais profundo, convicção mais íntima, erudição mais vasta exposição mais perfeita e até mais ardente não é fácil encontrar-se em orador que seja ao mesmo tempo médico.
A impressão causada por ambos os trabalhos, mas sobretudo por este último, está bem gravada em quantos tiveram a aventura de ouvir a voz autorizada do Sr. Dr. Abílio Garcia de Carvalho.
A S. Ex.cia, em nome dos católicos de Évora, apresentamos os nossos agradecimentos muito sinceros e fazemos votos para que brevemente volte a esta nobre e culta cidade transtagana mimosear-nos com obras do quilate das duas últimas e comunicar-nos o fogo da sua fé e o seu acendrado amor a Deus e às Igreja.

Sem comentários:

Enviar um comentário