quinta-feira, 7 de julho de 2011

"Os céus e a terra proclamam a Vossa glória!"

Aquele que tem fé não pode deixar de ver na natureza a obra de Deus. Na sua beleza, na sua grandeza, na sua variedade, na sua harmonia.
O mundo não é caótico e absurdo: ele proclama a glória do seu Criador.
No texto da Autobiografia que se transcreve agora já está a sensibilidade poética da autora do Hino aos Sacrários.
Colocamos ao fundo algumas imagens, a nosso ver poéticas, que nos mostram belos espectáculos de luminosidade e cor naturais.

Pelos nove anos, quando me levantava cedo para ir trabalhar nos campos e quando me encontrava sozinha, punha-me a contemplar a natureza. O romper da aurora, o nascer do sol, o gorjeio das avezinhas, o murmúrio das águas entravam em mim numa contemplação profunda que quase me esquecia de que vivia no mundo. Chegava a deter os passos e ficava embebida neste pensamento, o poder de Deus!
E, quando me encontrava à beira-mar, oh, como me perdia diante daquela grandeza infinita! À noite, ao contemplar o céu e as estrelas, parecia esconder-me mais ainda para admirar as belezas do Criador!
Quantas vezes no meu jardinzinho, onde hoje é o meu quarto, fitava o céu, escutando o murmúrio das águas e ia contemplando cada vez mais este abismo das grandezas divinas!
Tenho pena de não saber aproveitar tudo para começar nesta idade as minhas meditações.




Sem comentários:

Enviar um comentário