quarta-feira, 6 de julho de 2011

Anos de infância da Alexandrina

Era viva e tão viva que até me chamavam maria-rapaz. Dominava as companheiras da minha idade e até as mais velhas do que eu. Trepava às árvores, aos muros e até preferia estes para caminhar em vez das estradas.
Gostava muito de trabalhar: arrumava a casa, acarretava a lenha e fazia outros serviços caseiros. Tinha gosto que o trabalho fosse bem feito e gostava de andar asseadinha. Também lavava roupa e, quando mais não tinha, era o meu aventalinho que trazia à cinta. Quando não sabiam de mim, era quase certo encontrarem-me a lavar num ribeiro que corria perto de casa.

É de duvidar se os fragmentos do princípio da Autobiografia estão bem ordenados. Dá a impressão que não. Este vem após outros em que a Alexandrina já frequenta a igreja e vai à catequese, imediatamente antes de ir para a Póvoa. Ora este parece apontar para um período anterior, para os tempos de Gresufes.
É provável que na altura este lugar fosse bastante habitado. Havia lá algumas casas grandes, como a da Torre, quase pegada à dos avós da Alexandrina, a dos Machados, mesmo ao lado, a dos Boucinhas, mais para nascente, e até a da Tinta, hoje ao abandono. Em todas elas, e noutras, haveria famílias numerosas.
No séc. XVIII, havia ainda em Gresufes memória dos lugares de que se compunha a antiga paróquia. Boucinhas e Tinta ainda eram “lugares”.
Um ano e poucos meses antes de a Alexandrina nascer, morria um celebrado político balasarense de Gresufes, Manuel da Costa Boucinhas. Algumas dezenas de anos antes, teria vivido na Casa da Tinta o famoso Cirurgião da Bicha. Da casa da Torre descenderia um ilustre advogado poveiro, o Dr. Joaquim Torres da Costa Reis. Na Casa Machado, nasceria Joaquim António Machado, que haveria de ter uma intervenção política activa na freguesia e a sua filha Maria (ou Mariazinha) Machado.
De quase todas as casas mencionadas, havia ou tinha havido sacerdotes: José António da Costa Reis, da Casa da Torre; Joaquim da Costa Machado, da Casa dos Machados; Miguel Fernandes de Sousa Campos, da Casa da Tinta…

Imagens:
Em cima, vista de Gresufes.
Em baixo, excelente quadro que apenas evoca uma situação parecida com a da pequena Alexandrina a preparar-se para lavar no ribeiro a sua roupa.

1 comentário:

  1. Prof. Dr. José Ferreira, o Senhor tem algum dado sobre a Casa da Torre tratada neste artigo, tal como: Antiguidade, Importância, Proprietários, situação geográfica em gresufes e se ainda existe?

    ResponderEliminar