terça-feira, 15 de outubro de 2013

Os últimos anos d’O Apóstolo e a Beata Alexandrina - 1

Conheceria a Beata Alexandrina a revista O Apóstolo, que os jesuítas publicavam na Póvoa de Varzim? Ela fornecia informação que parece indispensável para a tomada da extraordinária decisão, ocorrida talvez em 1928, de se oferecer como vítima:

Sem saber como, ofereci-me a Nosso Senhor como vítima, e vinha, desde há muito tempo, a pedir o amor ao sofrimento.

“Sem saber como” deve corresponder a por inspiração, mas ela sabia em que consistia oferecer-se como vítima, o que não era comum.
Ora O Apóstolo, por essa altura, falava mensalmente da reparação e de cristãos que se ofereciam como vítimas pela salvação da humanidade.
Além disso, em Balasar, desde 2 de Julho de 1893 (tempos do P.e Sousa), havia a Associação do Coração de Jesus, o que torna provável que a revista aí fosse conhecida. A Sãozinha, a Deolinda e a Alexandrina foram membros da associação.
Há uma acta da reunião dos Zeladores e Zeladoras da Associação do Sagrado Coração de Jesus, de 1933, a que presidiu o P.e Manuel de Araújo, mas a poucos meses de deixar a paróquia, onde se valoriza a frase evangélica “Deixai vir a Mim as criancinhas!” A reunião foi secretariada pela Prof.ª Maria da Conceição Proença, a Sãozinha.
Ora esta frase não é só uma citação do Evangelho, é também citação da Cruzada, que lhe deu grande destaque na capa de números sucessivos.
Isto quase garante que a Cruzada e certamente o Mensageiro eram recebidos na freguesia, que a Sãozinha os conhecia e que a Alexandrina deles ouviria falar com insistência. Estas revistas sucederam a O Apóstolo e continuaram-no.
Na mesma acta é referido o tema da reparação – da Comunhão reparadora.
Noutra acta encontrámos a expressão deste desejo: “Oh, quem dera que Portugal do século XX fosse o Portugal dos nossos avós! Que costumes tão santos se respeitavam!...
Mas ainda bem que um movimento geral se está operando no sentido de levantar a nossa Pátria!”
Estas frases sintonizam também com o que se vê nas referidas revistas jesuítas.
Bandeira da Associação do Sagrado Coração de Jesus fotografada no Cemitério de Balasar. Esta associação completou 120 anos em Julho de 2013 e foi criada pelo pároco que baptizou a Beata, que está sepultado no jazigo cujo cimo se vê ao lado direito da bandeira.

O que era O Apóstolo?

Os Jesuítas portugueses, após a debandada imposta pela República, que os proscreveu (foram havidos por desnaturalizados e proscritos, e se mandou que fossem expulsos de todo o país e seus domínios "para neles mais não poderem entrar"),  logo que surgiu oportunidade  retomaram a sua obra e as suas publicações. O Apóstolo, surgiu em 1915 e veio tomar o lugar do Mensageiro do Coração de Jesus. Apresentava o subtítulo de “Revista Mensal – Órgão oficial do A. O., da Consagração da Família ao Sagrado Coração de Jesus e da Cruzada Eucarística das Crianças em Portugal”.
Cada número obedecia a uma grelha temática que era bastante comum. Saía com cerca de 50 páginas e considerava-se que os diversos números de um ano eram para encadernar no fim dele, por isso a numeração das páginas não era independente por edição, antes se ia acumulando mês após mês.

Temos connosco a colecção d’O Apóstolo de 1926 e 1927, mais o número de Janeiro de 1928. Em 1929, a revista retomou o título original. 
Capa d’O Apóstolo de Abril de 1926. Repare-se que saía na Póvoa de Varzim.

Sem comentários:

Enviar um comentário