sábado, 8 de setembro de 2012

Um sonho de D. Bosco


Num painel da pequena exposição dedicada a S. João Bosco, em Vila do Conde, lia-se este sonho do santo:
Aos 9 anos, D. Bosco teve um sonho que influenciou a sua vida: um grupo de rapazes portava-se mal e ele, colocando-se no meio deles, exigia-lhes que parassem.
Então apareceu um homem de manto branco, irradiando luz, que lhe disse:
- Terás de ganhar estes amigos não com gritos, mas com gentileza e doçura. Começa agora a mostrar que o pecado é feio e a virtude é bela.
Cheio de incertezas e temores – pois D. Bosco era um rapazinho –, veio uma Senhora que lhe mostrou como um campo cheio de animais selvagens se transformava logo num campo de cordeirinhos e disse-lhe:
- Este é o teu campo, é aqui que deves trabalhar.
Torna-te humilde, firme e forte, e o que viste acontecer com estes animais farás com as minhas crianças.
O Senhor era Jesus Cristo e a Senhora, Maria, a Virgem Auxiliadora.
E este sonho é a base da pedagogia salesiana.
Desconhecemos se a Beata Alexandrina conheceu ou não esta narrativa: ambas as hipóteses são aceitáveis. Mas é bem sabido que ela, cooperadora salesiana, se interessava pela juventude. Por altura dos exames, vinham até ela estudantes pedir a sua intercessão.
Nós ensinámos durante perto de quatro três décadas e por isso sabemos como a educação juvenil da escola pública se afasta do cristianismo. Uma pedagogia permissiva torna os jovens arrogantes e irresponsáveis e a escola não busca nenhum antídoto às degradações que eles aprendem na televisão e na Internet. No caso do Português, o ensino secundário apresentava-lhes como de grande valor obras tão cheias de mentiras como o Memorial do Convento, Felizmente Há Luar! ou um poema tão desviado de todo o bom senso como a Mensagem, de Fernando Pessoa. E antes o aluno já tinha ouvido os maiores elogios a um romance de orientação tão decadente como Os Maias. Etc.
Por isso, quisemos dar aqui merecida importância à passagem das Relíquias de D. Bosco por Vila do Conde. Que ele, a Beata Alexandrina e Nossa Senhora Auxiliadora ajudem a juventude a vencer a onda de relativismo, laxismo e materialismo que a escola lança sobre ela.
Bandeira dos cooperadores salesianos na recepção às Relíquias de D. Bosco em Vila do Conde.

Sem comentários:

Enviar um comentário