quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Relíquias de D. Bosco em Vila do Conde


Estivemos há pouco na recepção das Relíquias de S. João Bosco em Vila do Conde. Foi um acto sem excessivas formalidades – uma liturgia da palavra, com a respectiva homilia – e que contou com a presença de vários salesianos, entre eles o P.e Provincial, que presidiu, um grande coro e mais lá para uma centenas de fiéis.
Da cúpula da capela-mor pendia um painel vertical com a frase “D. Bosco, sinal do Amor de Deus aos Jovens” e foi disponibilizada variada informação sobre S. João Bosco e os Salesianos. As Relíquias foram colocadas frente à capela do Santíssimo.
Vimos lá a Prof.ª Maria Rita e o Sr. P.e Granja; conversámos com uma jovem sacerdote salesiano que há dias tínhamos conhecido em Balasar; trocámos algumas palavras com o Provincial e com dois jornalistas da Canção Nova; vimos uma bandeira das Cooperadoras Salesianas e vimos ainda o Sr. Arcebispo que chegava para presidir à Eucaristia solene das 19h00.
As Relíquias são constituídas por uma espécie de estátua jacente, com um rosto que é cópia fiel do do santo. No interior, guarda-se um relicário com alguns ossos seus.
Colocam-se a seguir algumas fotografias que tirámos na ocasião.



De cima para baixo:
As Relíquias são conduzidas para a Igreja de S. Clara (também ajudámos a empurrar o pesado trem sobre que se deslocam);
No início da celebração, o Provincial Salesiano incensa as Relíquias;
Aspecto da assembleia;
Nova fotografia das Relíquias: na frente, pode-se ver uma pagela da Beata Alexandrina.
Clique nas fotografias para as ampliar.

Sem comentários:

Enviar um comentário