domingo, 17 de junho de 2012

Relíquias (6)


Os Restos Mortais do P.e Mariano Pinho

O P.e Mariano Pinho, aparentemente ao menos, está para a Beata Alexandrina como S. Cláudio La Colombière está para S.Margarida Maria Alacoque: ambos foram instrumentos ao serviço de Jesus para conduzir as duas santas aos cumes da mística.
Mas a acção do P.e Pinho não se esgota na orientação espiritual da Alexandrina: ele foi o dinamizador da Cruzada Eucarística, dirigiu as principais revistas jesuítas no seu tempo, pregou em todo o território nacional e em parte do Brasil, publicou livros como Regresso ao Lar e O Imaculado Coração de Maria à Luz de Fátima, as duas biografias da sua dirigida, criou uma revista como a Cruzada, etc.
Foi um sacerdote exemplar, mesmo quando incompreendido e caluniado.
Jesus prometeu-lhe a canonização, por exemplo, em 1 de Novembro de 1948, dirigindo-se à Vítima da Eucaristia:

Diz ao teu Paizinho que os eleitos do Senhor o esperam. Ele será contado entre eles; como os meus santos, ele será honrado na terra; como eles, subirá às honras dos altares.
Preparo-o para isso pelo sofrimento. Escolhi-o para luz e guia das almas, missão difícil e espinhosa, missão que exige a maior perfeição e sabedoria; missão que exige a ciência das coisas divinas.
Diz-lhe que o Senhor é fidelíssimo, não falta ao que promete.
Diz-lhe que as nuvens se dissiparam, o sol apareceu, brilhou.
Dá-lhe todo o meu amor, todo o amor da Trindade Divina e de minha Mãe bendita.

Os seus restos mortais conservam-se em Balasar desde 2007, na Capela-Jazigo que fora construía para a Beata Alexandrina.
Ignora-se o paradeiro das cartas que enviou à Alexandrina, o que o prejudica a ele e à Alexandrina. Rezemos para que elas apareçam.

Imagens: em cima, a arca tumular com as relíquias do P.e Mariano Pinho; em baixo, a capela-jazigo onde ela se guarda.

Sem comentários:

Enviar um comentário