segunda-feira, 11 de junho de 2012

O Magnificat, uma oração da Beata Alexandrina (3)


O Magnificat responde à saudação de Isabel, que declara a sua jovem prima “Mãe do Meu Senhor” (Mãe de Deus) e “bendita entre as mulheres” (a mais notável e a mais santa entre as mulheres). S. Lucas não estava lá para a ouvir a saudação, mas procedeu como era uso dos historiadores do tempo, reconstituindo inspiradamente o que poderia ter sido o cântico original, se é que não ouviu mesmo Nossa Senhora sobre o assunto.
É curioso notar que o Magnificat tem muito evidentes aproximações a um cântico antigo, que vem no livro Primeiro de Samuel e atribuído a uma senhora de nome Ana.
S. Lucas distingue-se dos outros evangelistas por vários traços: é o mais mariano de todos eles, é o que mais relevo dá à acção do Espírito Santo e o seu evangelho é atravessado por um radicalismo muito curioso (considere-se por exemplo a sua versão das Bem-Aventuranças[1]). É no seu evangelho que se encontram narrativas como a do Filho Pródigo, a do Bom Ladrão (a quem Jesus promete “hoje” o Céu – apesar de ser ladrão – só porque ele Lho pediu numa atitude de respeito e arrependimento) e a dos Discípulos de Emaús. Paga a pena ver também a sua versão do Pai-Nosso, muito diferente da de S. Mateus.
Mas S. Lucas é também o autor dos Actosdos Apóstolos, com aquela manifestação grandiosa do Espírito Santo e com a história dos primeiros passos dados pela Igreja, que a levam até à capital do Império.
Nos Actos, há muito outros textos a merecer atenção, mas aquele solene encontro entre o cristianismo e o mundo da cultura pagã no coração de Atenas é especial. Chega-se a mencionar filósofos e a citar um poeta grego.


[1] As Bem-aventuranças em S. Lucas não são proclamadas no cimo da colina, como em S. Mateus, que vê em Jesus o novo Moisés (que proclamou os Dez Mandamentos no Sinai), mas na planície: Jesus quer-Se ombro a ombro com os homens, onde eles estiverem: “Paz aos homens de boa vontade!”
O radicalismo desta versão das Bem-aventuranças consiste em colocar frente a frente os que não têm nada - e esses é que são bem-aventurados - e os que têm tudo ("Ai de vós ... !") Este extremar dos campos já estava no Magnificat:  o Senhor derruba os poderosos dos seus tronos e exalta os humildes.
A Ela, a humilde Maria, todas as gerações A proclamarão bem-aventutrada.

Sem comentários:

Enviar um comentário