sexta-feira, 15 de abril de 2011

A Santa Missão de Balasar, de 1950 - 1



A.   Na imprensa

No ano de 1950, entre 29 de Outubro, festa de Cristo-Rei, e 13 de Novembro, consagrado a Nossa Senhora de Fátima, decorreu em Balasar uma “concorridíssima Missão Religiosa confiada aos trabalhos apostólicos dos padres da Congregação do Espírito Santo, exímios no desempenho deste cargo” (Idea Nova, 18/11). Planeada ou não para coincidir com a proclamação do dogma da Assunção, o facto é que coincidiu com ela.
“Estiveram lá nada mais, nada menos do que cinco padres da Congregação a auxiliar o serviço, que era muito, porque os oradores arrastavam com os seus conselhos e direcção espiritual. São sacerdotes experimentados nestes trabalhos e que têm tirado excelentes resultados para as almas.
A freguesia é grande e populosa; pois muitas vezes aconteceu ficarem muitas casas fechadas, com os seus moradores a assistirem aos actos da Missão, que deve ter dado copiosos frutos para aquele aprisco tão amado do Senhor” (Ibidem).“A festa da conclusão da Missão foi deslumbrante, principalmente a Comunhão Geral, a procissão, a bênção eucarística e a erecção da Santa Cruz, com sermão pelo Rev. Meira” (Ibidem).

Depois de vermos esta perspectiva geral sobre a missão e sobre o seu êxito, recuemos para acompanhar alguns dos momento dela, sempre a partir do jornal Idea Nova.
“Estão-se ultimando os trabalhos da electrificação e embelezamento da nossa igreja paroquial para a missão religiosa que vai ser pregada por três sacerdotes da Congregação do Espírito Santo e principiará no próximo domingo, 29, com sermão do Rev. Olavo Teixeira Martins, director do Noviciado na Casa da Silva, Barcelos, e concluirá no dia 13 do mês de Novembro” (Idea Nova, 28/10, mas enviado para o jornal em 23).

“Principiou ontem a missão religiosa, confiado ao zelo apostólico de três missionários da Congregação do Espírito Santo. A pregação é transmitida por um altifalante, ouvindo-a nos campos e nas casas os que não forem ao templo santo. Depois de tomar posse a nova direcção da I.A.C.F. e realizada a procissão da Ladainha de todos os Santos perante a grande multidão de fiéis, abriu a Missão o Rev. Olavo Teixeira da Silva, director do Noviciado da Casa da Silva, de Barcelos, que se houve muito bem” (Idea Nova, 4/11, mas enviado para o jornal em 30/10).

“Durante a primeira semana da Missão Religiosa que vem decorrendo com grande concorrência de fiéis, foram pregadores os Rev.os Olavo, Meira e Oliveira, da Congregação do Espírito Santo. Na segunda semana serão oradores os Rev.os Felício e Manuel Moreira, da mesma Congregação.
No próximo sábado, haverá adoração nocturna e, no domingo à tarde, procissão de penitência com a Cruz da Missão e apoteose eucarística no largo da Igreja. Na segunda-feira, sermão, comunhão geral e procissão ao cemitério.
Há 69 anos que não se realiza nesta paróquia uma missão tão completa como esta.
No sábado e no domingo verificou-se a festa da congratulação pela definição dogmática da Assunção de Nossa Senhora em corpo e alma ao Céu.
No sábado quase todas as moradias se iluminaram de noite e acenderam as fogueiras no adro e em volta da Igreja, o que dava surpreendente efeito. A sessão de fogo-de-artifício, confiado aos pirotécnicos de Barqueiros e Paços de Ferreira, foi boa.
No domingo à tarde, efectuou-se a procissão da Senhora da Assunção, com lindo figurado da casa Elvira Maia, dessa vila, e apoteose à Virgem SS, que foi deslumbrante, pelo esvoaçar de centenas de pombas, chuva de flores, estralejar de foguetes, vivas, palmas, coro falado e cântico do Hino da Senhora da Assunção, da autoria do Rev. Olavo. A alocução do Rev. Oliveira entusiasmou muito a assembleia dos fiéis que enchia o vasto largo” (Idea Nova, 11/11, mas com data de 6/11).

Não se menciona aqui o nome da Beata Alexandrina, provavelmente porque era a instrução de Braga que havia, mas ela terá tido na organização do evento um papel decisivo.
De notar também o papel atribuído aos Missionários do Espírito Santo. Pode-se porventura dizer que três institutos religiosos se foram revezando junto da Alexandrina: os Jesuítas, os Salesianos e agora os Missionários do Espírito Santo.

Fotografias a partir de cima:
Cruz da Santa Missão.
P.e Leopoldono Mateus, pároco de Balasar.
Interior antigo da Igreja Paroquial de Balasar em dia de exposição do Santíssimo.
P.e Olavo, já velhinho, com o pequeno livro dos Signoriles Sorrindo à Dor na mão.

Sem comentários:

Enviar um comentário