segunda-feira, 25 de abril de 2011

“Ofereci-me como vítima”



O modo como na Autobiografia a Beata Alexandrina conta que se ofereceu como vítima não é fácil de entender. Escreveu ela:

Sem saber como, ofereci-me a Nosso Senhor como vítima, e vinha, desde há muito tempo, a pedir o amor ao sofrimento. Nosso Senhor concedeu-me tanto, tanto esta graça que hoje não trocaria a dor por tudo quanto há no mundo. Com este amor à dor, toda me consolava em oferecer a Jesus todos os meus sofrimentos. A consolação de Jesus e a salvação das almas era o que mais me preocupava.

Esta oferta vai-lhe marcar toda a vida futura e foi feita “sem saber como”?...
Antes de mais, é claro que a poucos ou nenhuns de nós ocorreria fazer uma oferta como esta. Mais, não saberíamos o que isso queria dizer.
Ela não saberia mesmo?
Alguma coisa sabia, e isso lhe bastou. E como sabia?
A resposta, a nosso ver, encontra-se num livro paroquial. Veja-se o termo de abertura dele:
.
Este livro há-de servir para inscrever os nomes de todos os associados do Coração de Jesus desta freguesia de Santa Eulália de Balasar, Arciprestado de Vila do Conde, Arquidiocese de Braga; substitui o livro primitivo com a data de 2 de Julho de 1893, por não estar em condições de servir. Vai ser rubricado e numerado com data de 27 de Julho de 1932.
O Director Local, P.e Manuel d’Araújo

A Alexandrina, a sua irmã e a sua mãe, todas estavam inscritas na Associação do Coração de Jesus.
Numa acta de 1933 - a secretária era a Sãozinha - do tempo do P.e Leopoldino e já de após o tríduo pregado pelo P.e Pinho em Balasar, esta associação aparece integrada no Apostolado da Oração. Ora isto significa sem dúvida que desde há anos a Alexandrina acompanhava o que se escrevia no Mensageiro do Coração de Jesus, na recente Cruzada Eucarística, etc., onde se falava insistentemente da reparação.
Sendo assim, ela tinha oportunidade de saber muitas coisas sobre o sentido da oferta de vítima. Se o fez algo inconsideradamente, tal não se opõe a que ela não tivesse já meditado muito no assunto. O nome do P.e Pinho já há alguns anos lhe seria familiar.

Ilustração - Imagem do Sagrado Coração de Jesus que se venera em Balasar.

Sem comentários:

Enviar um comentário