quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Um livro precioso


O livro a que nos referimos é italiano e tem um título poético, Una Lacrima Succhiata dal Sole, “Uma lágrima sugada pelo Sol”. Como seu autor, figura na capa Chiaffredo Signorile, um cooperador salesiano grande estudioso da Beata Alexandrina. Mas ele é autor e também tema.
Mas não se trata duma autobiografia propriamente dita, embora naturalmente se apresentem muitas informações biográficas. Foi preparado pela sua esposa, a D. Eugénia, e fala dos últimos dez anos da vida do marido, do período em que ele foi afectado pela doença de Alzheimer. Tem mesmo como subtítulo “um caso de Alzheimer”.
É um livro do casal, dum casal apaixonado e ferido pela dor. É um poema de amor e de vivência cristã. Divide-se em duas partes: Sombras e Luz. As sombras nascem das moléstias de Chiaffredo, que chega mesmo a tornar-se violento. A luz é a da fé que ilumina o casal, que lhe dá a certeza de que o discípulo de Cristo também participa dos seus sofrimentos.
Chiaffredo Signorile, que tanto se dedicara à Beata Alexandrina, morreu, como ela, no dia 13 de Outubro, no ano de 1999.

Breve excerto biográfico do livro:
No verão seguinte (1965) voltam a Balasar, onde o padre Humberto  Pasquale (segundo  director espiritual  Alexandrina) está a trabalhar incansavelmente para preparar o processo diocesano de beatificação.
Há uma reunião agradável com Chiaffreddo, a quem o padre Humberto  pediu  para colaborar no trabalho de divulgar as mensagens de Alexandrina. Com grande paixão o casal  começa a estudar português para, em seguida, traduzir  para italiano vários de seus escritos. Ardendo na mesma chama  de amor - que os une ainda mais - os dois cônjuges lançam-se de "corpo e alma" neste empreendimento. Juntos, estudam, juntos seleccionam, e depois ele dita e ela escreve à máquina; corrigem provas ...
Todas as suas capacidades e energias, inclusive económicas, são jogados naquela fornalha que os inflama mais e mais.
Compreendem também porque lhes foi negada a graça (tão desejada) de ter filhos: tinham sido escolhidos para essa única missão.
Imagens:  ao cimo, capa do livro aqui mencionado; aqui ao lado, o casal Signorile numa fotografia que cremos que foi tirada no Sameiro em 1965 ou 1966.

Sem comentários:

Enviar um comentário