sábado, 5 de maio de 2012

Quando a Alexandrina queria ir a Fátima

Hoje vimos alguns grupos de peregrinos a caminho de Fátima. Neste início de Maio, recordamos por isso aquele passo da Autobiografia em que, no ano de 1928, a jovem Alexandrina, não podendo ir, pede a quem vai que lhe traga de Fátima uma medalha.

Nesse ano, o Sr. Abade foi a Fátima e perguntou-me o que queria de lá. Pedi-lhe que me trouxesse uma medalha, mas ele ofereceu-me um terço, uma medalha, o Manual de Peregrino e alguma água de Fátima.
Sua Reverência aconselhou-me a fazer uma novena a Nossa Senhora e a beber água de Fátima com o fim de ser curada. Não fiz uma, mas muitas.
Cantava muito e dizia às pessoas vizinhas que me visitavam: se um dia me vissem pelo caminho e me ouvissem cantar, era eu que ia agradecer a Nossa Senhora o benefício que recebia.

Mesmo sem obter o milagre da cura, ela continuará sempre grata à Mãe de Deus.

Agora algumas palavras sobre a água que produz curas. Com razão ou não, a crença no poder curativo da água dos lugares santos está documentada no passado de Balasar. Era assim em relação è Fonte de S. Pedro de Rates. Por volta de 1700, escreveu o P.e Carvalho da Costa:

Vêm a esta fonte muitos enfermos de maleitas e, bebendo dela, voltam livres do achaque.

As memórias paroquiais também o registam:

Tem o povo grande fé com esta água e dizem que bebendo-a tira as maleitas, de que há repetidas experiências. (1736)
Há nesta freguesia, no lugar do Casal, uma celebrada fonte, chamada de S. Pedro, cuja água é milagrosa para os doentes de sezões e terçãs, como se experimenta bebendo-a com fé e devoção ao mesmo Apóstolo (…) (1758)

Esta tradição chegou à Etnografia Portuguesa onde Leite de Vasconcelos inclui a Fonte de S. Pedro entre as “fontes santas”.

Mas há um ex-voto que uma balasarense ofereceu em 1701 à Senhora das Neves da vizinha freguesia de Bagunte que também regista o poder curativo da água:


Milagre que fez Nossa Senhora das Neves a Domingas Gomes, mulher de Domingos Gomes, morador na freguesia de Balasar, termo de Barcelos, que estando a dita mulher muito doente de uma febre muito perigosa, se ofereceu (?) a Nossa Senhora das Neves e bebendo água da sua fonte, logo teve saúde. 1701.

Nas imagens, vê-se primeiro a cartela do ex-voto à Senhora das Neves e depois o ex-voto completo.

Sem comentários:

Enviar um comentário