sábado, 6 de setembro de 2014

DA IGREJA DO MATINHO À IGREJA NOVA (3)

Uma igreja com largo interesse histórico

A Igreja do Matinho devia vir de antes de Portugal se tornar nação independente e, em tempos recuados, embora a igreja tivesse um fim eminentemente religioso, também nela tinham eco os momentos políticos.
Dezenas de gerações de anónimos balasarenses, ao longo de quase mil anos, aí foram baptizadas e enterradas, ou dentro ou nas imediações, lá ocorreram centenas e centenas de casamentos de gente anónima mas também de gente que deixou um nome na história, como os Grã-Magriços e em concreto D. Benta. Foi nela que se baptizaram os pais da Beata Alexandrina e a própria Alexandrina.
Foram lá sepultados muitos sacerdotes naturais ou não da freguesia, os pais da Viscondessa de Azevedo, Custódio José da Costa, os “ossos” do Comendador do Maranhão, o Cirurgião da Bicha, vários ex-vereadores, Manuel Boucinhas.
Em tempos de epidemias e pestes, como a Peste Negra, esta igreja testemunhou os horrores então vividos.
Aí se celebraram eucaristias semanais de preceito e as feriais.
Politicamente, nela ecoaram momentos de grande tensão; de muitos deles só a podemos imaginar, como foi o caso dos acontecimentos da revolução de 1383-1385 e da Restauração. Mas conhecemos os escaldantes documentos do tempo do Liberalismo, os vindos da autoridade legítima de Braga e os das autoridades cismáticas, todos lá lidos.
Muitos actos importantes ocorreram dentro dela ou no seu exterior. Era neste que se reunia a Confraria do Subsino e sem dúvida aí era feita a recolha da décima. Na porta eram afixados editais, às vezes de grande alcance, como o que pôs em marcha a elaboração do Tombo da Comenda de 1830-1832[1].
Conservam-se na actual igreja várias imagens idas da do Matinho.



[1] O Juiz do Tombo mandava explicitamente que afixassem edital na porta da igreja:
“E mando ao escrivão do Tombo que este fez o faça afixar pelo porteiro do mesmo Tombo no pelourinho ou lugar competente e mais público desta vila e outro igual na porta da igreja da dita freguesia e Comenda de Balasar, fazendo dar os pregões necessários, e se conservarão afixados por espaço de nove dias, etc.
Dado e passado nesta vila de Barcelos, sob meus sinal e selo, aos dezasseis dias do mês de Fevereiro de mil oitocentos e trinta anos”.

Sem comentários:

Enviar um comentário