quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Curiosos assentos paroquiais de Balasar



Um exorcismo
Aos doze dias do mês de Setembro de 1702, fiz os exorcismos a Maria, que enjeitaram na aldeia de Gestrim (sic), e trazia um escrito que dizia vinha já baptizada, e por verdade fiz este assento que assinei, era ut supra.
João Silva

Outra enjeitada
Aos sete dias do mês de Abril de 1754, apareceu uma menina exposta nesta freguesia de Santa Eulália de Balasar e, por duvidar do seu baptismo, foi baptizada sub conditione por mim António da Silva e Sousa, Reitor desta mesma igreja, com licença do padre Encomendado desta mesma, aos oito dias do mesmo mês e ano, e chama-se Antónia de S. José. Foram padrinhos o Rev. Reitor desta mesma igreja, e Teresa, solteira, filha de Francisco Machado, de Gresufes, estando por testemunhas o Rev. Encomendado, João, criado, e José, criado do Rev. Reitor. E por assim ser verdade mandei fazer este termo, que assinei. Era ut supra.
O Rev. Encomendado João Carvalho
João, solteiro
José, solteiro

Estranha mortandade
Desde o dia de Natal de 1629 até aos 8 de Janeiro de 1630, a saber, 15 dias, sepultei eu, o P.e Manuel Nunes Cansado, cura nesta Igreja de Balasar, seis pessoas da casa de André João, de Gardes, scilicet, dois filhos e quatro filhas, e duas se enterraram num dia numa cova.
Hoje, 10 de Janeiro da era ut supra.
Manuel Nunes Cansado

Estes assentos estão disponíveis no Etombo.

Sem comentários:

Enviar um comentário