sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Assento de baptismo de Custódio José da Costa

.
O fundador da capela do Senhor da Cruz de Balasar, Custódio José da Costa, afirma que nasceu em 1788. Procurando nos registos paroquiais desse ano, só encontrámos um assento de baptismo dum Custódio, pelo que é necessariamente o seu.  
Pelos vistos era natural de Gresufes, como a Beata Alexandrina. Mas mais, testemunhou o acto um homem que com muitas probabilidades era antepassado da mesma Alexandrina, de nome António Domingos Vicente da Costa. De facto a casa paterna da Alexandrina era a dos Vicentes; ela mesma era conhecida também como Alexandrina Vicente. E a testemunha também é Costa como ela.
O nome Custódio era então muito popular (em honra do Anjo da Guarda ou Anjo Custódio), como o próprio assento testemunha.

Custódio, filho legítimo de Custódio da Costa Reis e de sua mulher Rosa Francisca, da aldeia de Gresufes desta freguesia de Santa Eulália de Balsar, neto pela parte paterna de Manuel da Costa Reis e de sua mulher Custódia Francisca, da mesma aldeia de Gresufes, e pela parte materna neto de Manuel Gonçalves e de sua mulher Maria Francisca, da freguesia de S. Miguel de Arcos, nasceu aos 16 dias do mês de Março do ano de 1788 e foi baptizado por mim, António da Silva e Sousa, reitor desta freguesia aos 19 dias do mesmo mês e ano. Foram seus padrinhos Custódio, solteiro, filho de Custódio da Costa, de Vila Pouca, e Ana, solteira, filha de Manuel Gonçalves, da freguesia de S. Miguel de Arcos, estando presentes testemunhas António Domingues Vicente da Costa, ambos de Gresufes, e Custódio, solteiro, seu padrinho. E por assim [ser] verdade, fiz este ermo, que assino. Era ut supra.
O Reitor António de Sousa e Silva
António Domingos Vicente da Costa
Custódio, solteiro

1 comentário:

  1. O parentesco entre a Alexandrina e o Custódio José é que ambos eram descendentes do casal Custódio da Costa e Catarina Fernandes (casamento em Balasar a 31.01.1701) o filho deste casal outro Custódio da Costa que foi antepassado da Alexandrina casou com Tereza da Costa Carneira, descendente de Pedro Carneiro da Gram.

    ResponderEliminar