terça-feira, 1 de junho de 2010

P.e Álvaro Matos

A Beata Alexandrina diz na Autobiografia que foi das mãos do P.e Álvaro Matos que recebeu a Primeira Comunhão. Como é que ela lhe recordou o nome? Certamente porque o viu repetidas vezes mais tarde quando voltou à Póvoa onde ele era Pároco.
Este sacerdote era natural de S. Pedro de Miragaia, Porto, onde nasceu em 1876, e veio em criança com a família para Vila do Conde. Frequentou o curso teológico no Seminário Conciliar de Braga entre 1896 e 1899.
Ordenado sacerdote em 1900, esteve à frente das Oficinas de S. José, em Braga, durante quase 10 anos. Deixou as Oficinas em 1909, seguindo em viagem demorada para o Brasil e Rio da Prata. Regressou depois a Braga, mas, por morte do pai, veio para a Póvoa, sendo nomeado pároco em finais de 1914.
“Contava em cada povoense um amigo, tinha o raro condão de conquistar a estima dos católicos mais praticantes como dos mais acérrimos livres-pensadores”.
Faleceu com 46 anos, após um período de doença e agudo sofrimento.
Sucedeu-lhe na Póvoa o P.e Aurélio Martins de Faria, sobrinho do antigo pároco de Balasar e depois arcipreste António Martins de Faria.

Sem comentários:

Enviar um comentário