sexta-feira, 4 de setembro de 2015

O caderninho da Felismina Martins (4)


Nestes êxtases, a Alexandrina ainda não faz o seu enquadramento narrativo, como acontecerá mais tarde. Os temas deste reaparecem em muitos outros.
Isto não é a versão oficial por isso pode haver erros de copista, como há. Como tenho feito, corrijo os de ortografia e pontuação, mas desta vez assinalo com itálico dois de redacção.
Desconheço o canto final. Se algum dos leitores o conhecer, agradeço que o transcreva em comentário.
  
Sexta-feira dolorosa, 4 de Abril de 1941

- Que lindo, que encantador que é o Céu! Como é bela e deliciosa a morada que Jesus preparou para as almas que O amam!
Ditosa a alma que ama a Jesus e só a Ele tem por esposo! É mais feliz que os Anjos. O anjo ama a Jesus e é puro porque Jesus o criou puro. A alma que ama a Jesus e é esposa de Jesus sobe alto e muito alto.
Ó alma ditosa, ó alma abrasadora, que és mais do que os Anjos!
Vive, alma amante, só para o teu Deus! Vive, alma amante, só para Lhe dares as almas!
A consolação de Jesus está em receber em Si os pecadores. Toda a alegria de Jesus está em possuí-los em seu divino Coração.
Jesus é louco pelas almas que Lhe dão almas. É por isso que Jesus todo Se enlouqueceu pela sua Alexandrina. É por isso que Jesus a ama e Jesus lhe quer como a nenhuma outra alma.
- Jesus, que véu negro veio cobrir o meu coração! Agradeço-Vos o vosso amor, agradeço-Vos a vossa loucura comigo, mas confunde-me e envergonha-me. Estou coberta de defeitos, só vejo em mim misérias.
Quase que não posso consentir a loucura do vosso amor por mim. Que Vós amásseis, que Vos enlouquecêsseis pelas almas puras que Vos amam, agora que descêsseis tão baixo, ao mais baixo que encontrais na terra…
- É debaixo de todas essas misérias, de toda essa pequenez que Jesus encobre toda a sua grandeza e amor.
Se Jesus não tinha onde Se esconder, logo era descoberto. Jesus quer esconder-Se na sua heroína para que ela seja pequenina e vá passando e vá despercebida aos olhos do mundo.
Jesus quer fazer da louca da Eucaristia grande, muito grande, mas só depois da morte. É por isso que caiu sobre ela as humilhações e o mal-entendido.
Jesus é grande nas almas pequeninas. Foi desde sempre que Jesus só com os pequeninos se encontra bem.
- Quero ser assim pequenina para oferecer ao meu Jesus o lugar mais consolador onde Ele Se possa encontrar.

Já vou ver o meu Jesus!
Já vou ver o meu Jesus!

Depois cantou assim:

Estava a Virgem chorosa
No Calvário, agonizante.

Etc.

Sem comentários:

Enviar um comentário