quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Carta postulatória do Bispo de Setúbal D. Manuel da Silva Martins

Chegou-nos recentemente às mãos cópia da carta postulatória do Bispo de Setúbal D. Manuel da Silva Martins a pedir ao Santo Padre a Beatificação e Canonização da Alexandrina. É um notável, sereno, belo testemunho:
Beatíssimo Padre
Humildemente venho rogar a Vossa Santidade que eleve às honras dos altares a Serva de Deus Alexandrina Maria da Costa que, depois duma vida de exemplo heróico de amor a Deus e ao próximo, admirada e venerada por todo o Povo de Portugal, faleceu em odor de santidade em 13 de Outubro de 1955, na pequena aldeia de Balasar, da Arquidiocese de Braga.
Conheci pessoalmente a Alexandrina; visitei-a várias vezes, chegando até a ministrar-lhe a Sagrada Comunhão; assisti, maravilhado, a um dos seus êxtases. Tudo nela me impressionou e edificou profundamente.
Estou convencido que era verdadeiramente uma alma de Deus e era evidente o amor especial com que o mesmo Deus privilegiava esta Sua Serva.
Pouco ou nada inclinado à aceitação destes fenómenos de “santidade” que aparecem um pouco por todo o lado, no caso presente julgo coram Deo que se trata realmente de um fenómeno de real e extraordinária santidade.
Permito-me, pois, com tanta gente de Portugal, pedir confiadamente a Vossa Santidade que, se for para honra e glória de Deus, proclame solenemente a santidade desta nossa companheira de testemunho Alexandrina Maria da Costa.
Setúbal, Portugal, 17 de Outubro de 1979.
+ Manuel da Silva Martins, Bispo de Setúbal

Sem comentários:

Enviar um comentário