domingo, 20 de setembro de 2015

Carta postulatória do Senhor Arcebispo de Braga


Braga, 13 de Outubro de 1979

Santíssimo Padre

O meu venerando e imediato antecessor de feliz memória, D. Francisco Maria da Silva, iniciou com devoção, em 14 de Janeiro de 1967, e encerrou com alegria, em 10 de Abril de 1973, o Processo canónico para a beatificação e canonização da Serva de Deus ALEXANDRINA MARIA DA COSTA.
Nascida em Balasar, paróquia desta Arquidiocese, em 30 de Março de 1904, ali faleceu em 13 de Outubro de 1955, há precisamente vinte e quatro anos, contando cinquenta e um de idade.
Não a conheci pessoalmente.
No entanto, por várias vias, chegaram até mim, enquanto exerci o múnus sacerdotal em Coimbra e o serviço episcopal em Moçambique e Angola, o eco das suas heróicas virtudes e a fama da auréola de santidade que a envolveu durante a vida – e após a morte.
Verifico agora que a convicção de aquela Serva de Deus ser verdadeira santa está arreigada no povo humilde, tal como nos homens cultos que com ela privaram – nomeadamente sacerdotes e médicos – ou simplesmente a conheceram.
Embora julgue saber que os Bispos de Portugal, constituídos em Conferência, tendo dado o seu apoio ao processo canónico, aguardam como feliz remate a sua canonização, creio dever fazê-lo também a título pessoal, por ser o actual Pastor da Igreja diocesana que ela serviu com as suas orações e enriqueceu com o alto exemplo das suas virtudes durante a vida e após a morte.
O Povo de Deus desta Diocese e circunvizinhas espera ansiosamente a sua glorificação na Terra.
E o Arcebispo de Braga junta a sua voz à do povo humilde mas dotado de sensibilidade e intuição religiosa e leva até junto de Vossa Santidade a expressão viva dos seus ardentes desejos.
Convicto de que a sua glorificação terrestre muito contribuirá para o enriquecimento espiritual da Comunidade cristã, quer na sua configuração local, que mesmo a nível da Igreja Universal, ouso solicitar a Vossa Santidade a graça da próxima beatificação da Serva de Deus ALEXANDRINA MARIA DA COSTA.
+ Eurico Dias Nogueira

Arcebispo Primaz

Sem comentários:

Enviar um comentário