sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Carta do Pe. Heitor Calovi ao Cónego Molho de Faria em 1981 (1)


Esta carta, e há pelo menos outra semelhante, é um documento histórico de grande importância: em 1981, a Causa da Alexandrina estava parada e era preciso que o Cónego Molho de Faria se retractasse de muitas das afirmações infundadas do “Parecer” de 1944.
Porque o documento é extenso, dividimo-lo em duas partes.

Lisboa, 21 de Janeiro de 1981
Reverendíssimo Senhor Cónego
Tenho estado bastante tempo indeciso sobre se haveria ou não de lhe escrever novamente, uma vez que Vossa Reverendíssima deu por encerrado o assunto que esteve na origem da minha recente correspondência. Afirmando que “não há nenhuma oposição entre os dois testemunhos (o de 1944, desfavorável à Alexandrina, e a deposição no Processo Informativo Diocesano, favorável); eles completam-se”, e que na sua “resposta está tudo”, VR. pensa que está tudo bem e que a Causa segue normalmente o seu curso. Mas não é assim. Numa carta que o Postulador da Causa me enviou antes do Natal, ele insiste em advertir que o “Parecer” (de 1944) não pode ir às mãos do Promotor Geral da Fé sem que se lhe junte uma declaração sobre a falta de objectividade das afirmações que nele se fazem a respeito da Alexandrina ou, então, sem explicar em que bases assentam as mesmas afirmações e quais os critérios de credibilidade que tais bases oferecem. A Causa está parada à espera dessa declaração – vinda do Autor do “Parecer” ou, se este se negar, do Senhor Arcebispo. Sim, do Senhor Arcebispo, porque, diz o Postulador, “a Causa, antes de ser dos Salesianos ou do Pároco de Balasar, é do próprio Arcebispo de Braga”, e portanto a ele compete tomar as providências necessárias para o desbloqueamento da situação.
Posso adiantar-lhe que já falei com o Senhor D. Eurico e que lhe entreguei todo o “dossier” referente a este assunto (o “Parecer”, fotocópia das afirmações de VR. ao tribunal de Braga em 1968, cópia da minha correspondência, da sua resposta e da carta do Postulador). Transmiti-lhe igualmente o pedido para que se fizesse depressa, pois é só isto que ainda falta juntar à documentação destinada ao Promotor Geral da Fé.
Como afirmei no início, pensava ter esgotado as diligências que estava incumbido de fazer neste sentido. Há dias, porém, tive conhecimento, pelo Pároco de Balasar, de que VR. estivera de visita à campa da Alexandrina no primeiro sábado deste ano… Decidi-me, então, fazer à sua compreensão – para não dizer à sua consciência – um último apelo que, a ser correspondido, viria abreviar este compasso de espera em que a Causa se encontra.
O que VR. deveria declarar é mais ou menos o seguinte:
“No “Parecer” por mim elaborado em 16.6.1944, como Presidente da Comissão de Teólogos encarregada pelo Senhor Arcebispo Primaz de Braga de estudar o caso da Alexandrina de Balasar, foram feitas diversas afirmações acerca da mesma Alexandrina que não se basearam num conhecimento directo da Serva de Deus (nunca foi interrogada por nenhum dos membros da Comissão), mas tão-somente em informações colhidas de viva voz, e por escrito, de pessoas de Balasar que eram notoriamente movidas por sentimentos malévolos contra a mesma Alexandrina”.
Reconhecendo que o documento – ao menos no respeitante às afirmações negativas sobre o comportamento da Serva de Deus – está viciado à partida por esta falta de objectividade, o seu valor probativo cai completamente, pese embora o crédito e o aval que na altura o Senhor Arcebispo lhe deu.

Confirmo, pois, tudo o que expus a VR. na minha carta do ano passado e asseguro-lhe que não me move nesta insistência outra razão que não seja o amor à Causa e à verdade. 

Sem comentários:

Enviar um comentário