terça-feira, 11 de junho de 2013

Doze anos

Faz agora doze anos que começámos a estudar e a divulgar a Beata Alexandrina. A princípio fizemo-lo porque havia como que um pacto de silêncio sobre ela: todos se calavam. Até em Balasar deixara de sair o boletim. Era uma falha grave, era uma enorme injustiça quando já tanto se estudara e escrevera.
Demos colaboração a jornais, falámos dezenas de vezes numa rádio, integrámos o secretariado da Beatificação, publicámos então um livro. 
Vieram a seguir as humilhações, mas resistimos.
Chegaram entretanto os tempos áureos do ex-Sítio Oficial, quando disponibilizámos para ele imensa informação relativa aos mais diversos aspectos da vida e obra da novel Beata, quando se chegou a traduzir um livro, por  parcelas mensais, em mais de cinco línguas, quando os colaboradores passavam duma dúzia e os visitantes vinham mensalmente de mais de 100 países, quando publicámos novo livro. Foi também o tempo das relações internacionais, com contactos para muitos e distantes países. E as humilhações regressaram.
Recentemente estudámos a história de Balasar.
De momento, domina-nos um sentimento de frustração. Mas há-de passar.
Que ao longo destes anos não tenhamos ganho nada é o nosso maior motivo de honra. Alguns gostariam de nos atacar por aí.

Sem comentários:

Enviar um comentário