quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

D. Manuel Mendes da Conceição Santos em Balasar

Segundo o noticiário do P.e Leopoldino publicado no Ala Arriba de 26/6/1954, o Servo de Deus D. Manuel Mendes da Conceição Santos, Arcebispo de Évora, veio visitar o Dr. Josué Trocado à sua Casa do Rego.
Há algumas imprecisões na notícia: a casa fica junto às Fontainhas e portanto a Balasar, mas ainda está em Arcos. A “capela das Fontainhas”, de facto, embora no limite com Balasar, a menos de dez metros, fica em Rates. 
Terá D. Manuel Mendes da Conceição Santos visitado a nossa Beata? É provável, já que ela era então conhecida em todo o país e o Arcebispo de Évora ouvia certamente falar dela desde 1938, mas não o podemos garantir. O próprio Dr. Josué Trocado, que fundou o Coro Regional do Norte, que teve sede nas Fontainhas, a visitara.
O que ele esteve de certeza foi em Balasar, pois não podia ir para a capela mencionada na notícia sem por algum tempo pisar terra desta freguesia.

Acompanhado de dois sacerdotes da sua diocese, esteve de visita ao nosso prezado amigo Sr. Dr. Josué Trocado, na sua casa do Rego, o Sr. D. Manuel da Conceição Mendes Santos, ilustre Arcebispo de Évora. Sua Exa. Rev.ma celebrou missa na capela das Fontainhas perante uma selecta assembleia que o recebeu festivamente à entrada. Procederam às lavandas, na primeira vez, o Sr. Alberto Ervalho, Joaquim Garcia e José Gomes Marques, de Rates, e da segunda, os irmãos Ferreiras – José e João – e o Sr. José Sá, das Fontainhas.
Sua Exa. Rev.ma ao Evangelho fez uma linda prática sobre Santo António. Durante o Incruento Sacrifício, o coro da capela, acompanhado a harmónio pelo Sr. Dr. Josué, entoou lindos cânticos apropriados ao acto.

Dr. Josué Trocado



WebRep
Avaliação geral
Este site não tem avaliação
(votos insuficientes)
WebRep
Avaliação geral
Este site não tem avaliação
(votos insuficientes)

Sem comentários:

Enviar um comentário