quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

A Beata Alexandrina, o P.e Pinho e D. Manuel Mendes da Conceição Santos


Paga a pena ler este fragmento de Sob o Céu de Balasar, do P.e Humberto. Nele se mencionam naturalmente a Beata Alexandrina, mas também o P.e Mariano Pinho e D. Manuel Mendes da Conceição Santos, cooperador salesiano.

Em 5 de Maio de 1938, enquanto o P.e Mariano, em Fátima, se preparava para pregar os exercícios (espirituais) a todo o Episcopado português, a Alexandrina escrevia-lhe:
“Jesus disse-me:
- Dou-te todos os tesouros do meu Coração. Ele está a transbordar de amor: reparte-o.
A Alexandrina perguntou-Lhe:
- E poderei eu entregar-me com os vossos divinos tesouros ao meu Paizinho para que ele os reparta como ele quiser às pessoas que lhe são tão queridas?...
E continuava:
- A fornalha do meu coração hoje está muito viva; mas é só fogo; tudo o mais parece que está morto. Deixá-lo, são os miminhos do meu Jesus. Eu tudo lhe vou oferecendo pelo bom resultado do Retiro dos Senhores Bispos, que quase não me sai da ideia. Não sei pelo que é; mas assim, estou a ajudá-lo com os meus sofrimentos do corpo e alma, que são muitos, muitos.
No fim dos exercícios, os bispos portugueses, sob proposta do P. Mariano, dirigiram-se ao Santo Padre: “…Humildemente prostrados aos pés de Vossa Santidade pedimos instantemente, logo que o julgar oportuno, que o Orbe inteiro seja consagrado ao Coração puríssimo de Maria, a fim de que seja poupado aos muitos perigos que o ameaçam, pela mediação da Mãe de Deus”.
O texto foi redigido em língua latina pelo mesmo P. Mariano. Só uma frase foi atenuada pelo servo de Deus D. Manuel Mendes, arcebispo de Évora e grande cooperador salesiano.

Sem comentários:

Enviar um comentário