quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

A propósito da JAC de Balasar

Ofereceram-nos em Balasar um antigo emblema da JAC, Juventude Agrária Católica. O P.e Leopoldino fala algumas vezes desta associação nos seus noticiários. Coloca-se aqui uma bem interessante notícia sua relativa à JAC, que data de 7 de Janeiro de 1939 e saiu n’A Propaganda. Também entra nela o P.e Mariano Pinho.
Entrou-se no novo ano e realmente para o povo religioso e temente a Deus desta freguesia coisas novas se vêm realizando para sua renovação espiritual. Logo na entrada do ano se verificou o tríduo da Acção Católica, promovida pela J.A.C Durante o decurso das conferências, o auditório era mais de homens do que de mulheres e na Comunhão geral da festa do Menino Deus abeiraram-se da Mesa Eucarística mais pessoas do sexo masculino do que do sexo feminino. Ora isto não é novo?
Concluída a festa da Acção Católica, a J.A.C., dirigida pelo nosso estimado pároco, promoveu na casa da Família Campos, do Telo, um retiro espiritual fechado, sendo conferente o Rev. Dr. Mariano Pinho, S.J. Neste retiro tomaram parte 30 raparigas, quase todas da Juventude Católica Agrária, desta e doutras freguesias. É de espera abundantes frutos espirituais. Os rapazes, ao saberem da realização dos exercícios espirituais para as jovens, perguntavam: - E para nós não há retiro? Não somos filhos de Deus?
Ora isto não é novo para o povo das nossas aldeias? Quando, entre nós, se falou de Acção Católica e de exercícios espirituais para o povo? Eis a obra da J.A.C. Se os pais querem ter os filhos bons e patriotas, amigos de Deus, da Pátria e da Família, devem filiá-los na J.A.C., o braço direito dos Revs. Párocos.

Imagens:
Em cima, antigo emblema da Juventude Agrária Católica (a legenda em latim diz Cor unum et anima una, Um só coração e uma só alma).
Em baixo, casa Campos no Telo, onde o P.e Pinho se dirigiu às jovens balasarenses.

Sem comentários:

Enviar um comentário