domingo, 24 de novembro de 2013

Marias dos Sacrários-Calvários

Temos connosco os 12 números da revistinha Mensageiro Eucarístico de 1934. Era seu proprietário, director e editor o Padre Abílio Gomes Correia. Não nos vamos pronunciar sobre esta publicação, pois isso obrigar-nos-ia a estudá-la e a recolher informação sobre o seu director, coisas que não estão ao nosso alcance.
Aos pés da cama da Alexandrina, em cima, vê-se uma representação em relevo do Calvário, que documenta a sua inscrição na associação das Marias dos Sacrários-Calvários, de que o Mensageiro Eucarístico era o órgão promotor. É como um pequeno oratório e, se não erramos, remonta a 1934. Quantas vezes ela o fixaria ao padecer a Paixão!
A Beata Alexandrina teve direito à celebração de uma missa mensal no quarto em razão de integrar esta associação, como consta de um documento com a assinatura do secretário do Arcebispo, Pe. Sebastião Cruz, com data de 12 de Novembro de 1952.


De cima para baixo:
Oratório das Marias dos Sacrários-Calvários da Alexandrina, que pensamos que remonta a 1934.
Capa dum número da revista Mensageiro Eucarístico de Outubro de 1934.
Uma ilustração da mesma revista.

2 comentários:

  1. Caro amigo José, sugiro-lhe uma visita a esta página criada há bem pouco tempo mas que tem vindo a obter um franco sucesso juntos das amigas e amigos da Beata Alexandrina, nas duas páginas a ela dedicadas e que o amigo José bem conhece.

    https://www.facebook.com/Marias-dos-Sacr%C3%A1rios-263113523800930/

    ResponderEliminar
  2. Caro amigo José, sugiro-lhe uma visita a esta página criada há bem pouco tempo mas que tem vindo a obter um franco sucesso juntos das amigas e amigos da Beata Alexandrina, nas duas páginas a ela dedicadas e que o amigo José bem conhece.

    https://www.facebook.com/Marias-dos-Sacr%C3%A1rios-263113523800930/

    ResponderEliminar