terça-feira, 5 de novembro de 2013

Um estranho livro

Um destes dias indicaram-nos um trabalho de Alfredo Pimenta saído no seu Terceiro Livro de Estudos Filosóficos (Livraria Cruz, Braga, 1958) sob o título de “Abscôndita”. Uma referência ainda que breve ao livro Abscôndita: diário da Irmã Inês do Coração de Maria, da Congregação de S. José de Cluny nos estudos da Beata Alexandrina parece-nos inevitável. E nós já a tínhamos publicado aqui, por exemplo. O director espiritual da Irmã Inês, o Pe. José de Oliveira Dias, SJ, era amigo do P.e Mariano Pinho e conheceu bem a Alexandrina, a quem visitou até num delicado momento, o da primeira morte mística.
O que não sabíamos é que este estranho livro, de que chegámos a possuir um exemplar, que demos ao Pe. Francisco, tinha sido colocado no Índex, o “Índice dos Livros Proibidos”. Mas foi. Confirme-se aqui. Numa página em inglês, chega-se a escrever sobre ele: Explicitly contradicts Catholic faith or morals, or is directed against the Church ("contradiz explicitamente a Fé Católica ou a moral ou é dirigido contra a Igreja"). Que terrível condenação!
Nós lemos a Abscôndita e não recordamos nada que justificasse estas enormidades. Quando muito, poder-se-ia admitir que a Irmã Inês fora uma iludida e que o seu director falhara ao não a esclarecer devidamente. Contra a Fé Católica, a moral ou contra a Igreja, pensamos que não há lá nada. E o livro chegou a receber rasgados elogios de gente muito conceituada.
O escrito de Alfredo Pimenta pareceu-nos de valor quase nulo: de mística devia saber pouco.
Quando um dia se iniciar o processo de beatificação e canonização do Pe. Mariano Pinho, no mínimo, será conveniente reler algum relatório que exista e que conduziu à inclusão da Abscôndita no Índex, registada no Osservatore Romano de 17 de Março de 1950. 
O Pe. José de Oliveira Dias também foi mandado para o Brasil, como o P.e Pinho… e tomou muito a mal a ordem recebida, segundo nos disseram. 
Na Autobiografia, contando o que se passou na sua primeira morte mística, a Beata escreveu: "O Sr. Pe. Dr. Oliveira Dias pareceu-me um anjo que veio do do Céu serenar a tempestade da minha alma". O P.e Mariano Pinho transcreve esta frase em Uma Vítima da Eucaristia e em No Calvário de Balasar.

2 comentários:

  1. Hahahahaha... só pode dizer que a "Abscondita" não merecia estar no "Index" quem tem uns cobres a ganhar com a pretensa santidade de Alexandrina. Não é? Ai engenheiro Luís, fale da Alexandrina, fale, que mais umas moedinhas cairão nos seus bolsos.

    ResponderEliminar
  2. Porque será que as pessoas teimam em dizer disparates como este? Se eu não conhecesse o livro da Abscôndita, ainda poderia duvidar, mas conhecendo-o...
    Quem será o Eng. Luís? Se é uma pessoa que eu conheço com esse nome, ele nem ganha quaisquer cobres nem felizmente tem necessidade deles.
    Aos Fernandos deste mundo, aconselho-os a fazer algo mais construtivo, a não se entreter a enxovalhar as pessoas.

    ResponderEliminar