terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Os Espiritanos nos noticiários do P.e Leopoldino


São cerca de 200 os noticiários semanais que o P.e Leopoldino enviou para a imprensa poveira durante os anos em que paroquiou Balasar (1933-1956). Mas nem de longe eles correspondem a todas as semanas desse período.
Os Espiritanos são mencionados em Agosto de 1939: o missionário José Maria de Figueiredo prega com sucesso na Solenidade do Coração de Jesus. Pode ter sido ele que deu a conhecer a Alexandrina ao P.e Terças.
Não é noticiada a vinda deste padre quando recolhe a reportagem para a sua publicação.
A missão de Novembro de 1950 foi antecipadamente anunciada e referida depois em três noticiários. Foram mencionados o P.e Olavo (4/11), os P.es Olavo, Meira e Oliveira (11/11) e os P.es Felício Duarte e Meira (18/11). A missão desse ano foi um êxito enorme.
O P.e Olavo foi mencionado de novo em 19/10/1951 e em 26/3/1953.
Em 12/6/1954, foi noticiada a vinda a Balasar do P.e José Pereira de Oliveira.
Em 27/11/1954, escreveu o P.e Leopoldino: 
Terminou a Missão Religiosa. Durante 15 dias três sacerdotes da Congregação do Espírito Santo espalharam a semente da palavra divina ouvida por numerosos fiéis, muitos dos quais fizeram a reforma das suas consciências. Oxalá que os ensinamentos dos apostólicos missionários se conservem no espírito dos crentes por muitos anos para bem das suas almas.
Durante a Santa Missão realizaram-se quatro procissões, duas nocturnas e duas diurnas. As nocturnas foram em honra de Nossa Senhora de Fátima e da Santa Cruz da Missão, ambas acompanhadas de muito povo com cânticos, orações e lanternas acesas, símbolo da fé.
As diurnas foram em honra de Nossa Senhora da Conceição e da divina Eucaristia. A da Senhora foi precedida das cinco procissões com imagens de diversos títulos da Virgem, vindas dos lugares mais longínquos da freguesia e acompanhadas de sacerdotes e de muito povo cantado e rezando e fechada com a entusiástica cerimónia da coroação da imagem pelo Rev. Abade.
A do SS. Sacramento foi precedida de actos de adoração durante toda a noite de sábado para domingo presididos por sacerdotes, seguidos da missa rezada, prática e comunhão geral às sete horas e missa solene às onze. À tarde foi rezado o terço seguido com sermão, procissão e bênção eucarística, a que assistiu muito povo. Tanto na coroação da Senhora como na apoteose à Eucaristia foi queimado muito fogo.
Que Deus abençoe o nosso Rev. Abade e os seus paroquianos que tanto o estimam e respeitam.
Entre os pregadores estiveram os P.es José Pereira de Oliveira e José Maria de Sousa. Um deles ficou hospedado na casa da Alexandrina durante os quinze dias da missão.

Sobre a Santa Missão de 1950, pode-se ler aqui:

Sem comentários:

Enviar um comentário