sábado, 24 de março de 2012

Um museu

É nosso entender que Balasar deveria possuir um museu para guardar memória do seu passado. Um museu com uma forte componente agrícola, mas aberto a outros aspectos das antigas vivências locais.
Recentemente visitámos um museu excelente, o Museu da Agricultura de Fermentões, próximo de Guimarães: podia servir de inspiração para quem se quisesse abalançar à tarefa de criar o de Balasar.
Nesta freguesia, conservam-se bons jugos. Colocam-se a seguir imagens de dois, o primeiro de Balasar, de 1897, e outro do museu mencionado, de 1886. O de Balasar tem ao centro o brasão nacional monárquico, o segundo, procedente de S. Tiago de Antas, tem a mais usual cruz.

2 comentários:

  1. Boa noite,
    Faço parte de um grupo de jovens Balasarenses que está a organizar uma exposição temporária relativa às origens, costumes e tradições da nossa Terra. Denotando o vasto conhecimento que possui acerca da nossa freguesia seria uma gosto e uma ajuda enorme para nós se não se importasse de trocar algumas impressões conosco. Ficar-lhe-íamos gratos se nos contactasse. Bem haja. (www.facebook.com/tertuliavalasarense)

    ResponderEliminar
  2. Já respondi na Tertúlia.
    José Ferreira

    ResponderEliminar