domingo, 6 de novembro de 2011

Balasar – cronologia de 1900-1910

Começamos uma cronologia de Balasar por décadas orientada para o estudo da Beata Alexandrina. Sempre que julguemos necessário, actualizá-la-emos.

1901-1910 – Paroquiou a freguesia o P.e Manuel Fernandes de Sousa Campos, que era simultaneamente presidente da Junta de Paróquia.
1903 – Em 1 de Janeiro, morre em Gresufes o prestigiado político balasarense Manuel Boucinhas. Manuel Ferreira da Silva e Sá funda um Grupo Cénico "que levou ao palco dramas sacros e comédias hilariantes".
1904 – A 30 de Março, nasce em Gresufes a Beata Alexandrina; é baptizada em 2 de Abril. É deste ano o projecto de mudança da fonte de Gresufes.
1905-1908 – Manuel Joaquim de Almeida é vereador da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.
1905 – O jornal O Liberal, falando embora duma estrada já existente em Balasar, diz que a freguesia é atravessada apenas por "estreitas e embaraçosas veredas".
1906 – É construída nova ponte em substituição da de D. Benta. Em Abril e Dezembro, o Estrela Povoense refere-se à fonte de Gresufes. Em 23 de Dezembro, o mesmo jornal anuncia que vai ser construída nova igreja; em 27, sai notícia semelhante n’O Comércio da Póvoa de Varzim.
1907 – A Estrela Povoense de 19 de Maio queixa-se de gastos camarários excessivos em Balasar.
A Junta de Paróquia aprova a planta da nova igreja em 24 de Novembro, como consta da acta desse dia.
Começam as obras da nova Igreja Paroquial; é demolida a Igreja do Matinho; é também demolida a Capela da Cruz que existia no lugar da actual Igreja Paroquial. A Capela da Quinta de D. Benta passa servir provisoriamente de igreja paroquial.
1908 – A pequena Alexandrina vai ao farmacêutico de Viatodos fazer curativo ao golpe que abriu ao lado da boca. A Alexandrina regista algumas lembranças pessoais relativas a este ano.
1909 – O Liberal de 7 de Novembro noticia que na nova Igreja Paroquial, ainda inacabada, já se celebra missa.
1910 – A 23 de Janeiro de 1910, segundo as actas da Junta de Paróquia, a igreja nova “já está concluída e aberta aos actos de culto”. Em 7 de Outubro é proclamada a República na Póvoa de Varzim; Manuel Joaquim de Almeida assina a acta da proclamação. A Beata Alexandrina regista recordações pessoais relativas a este ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário