quarta-feira, 29 de junho de 2011

João Machado Ferreira, devoto de Nossa Senhora das Neves


Não é fácil encontrar informação sobre a Capela de Nossa Senhora das Neves de que já aqui falámos. Ela, por exemplo, não tinha confraria. Mas há um dado novo que conseguimos apurar e de que por isso vamos aqui dar conta.

Ilustração 1 Ex-voto da baqua.

Na capela há um ex-voto que fala duma baqua que tinha morrido e que deve ter regressado à vida por intercessão de Nossa Senhora das Neves. O beneficiado do milagre, o dono da vaca, chamava-se João Machado Ferreira e era da Quinta de Cavaleiros. Pelos vistos era administrador dessa quinta.
Uma neta de João Machado Ferreira foi baptizada como Maria das Neves, em honra de Nossa Senhora desta invocação. Veja-se:


Maria das Neves, filha legítima de Manuel José Cabral e de sua mulher, Maria Josefa Joaquina, assistentes na Quinta de Cavaleiros, desta freguesia, neta pela parte paterna do capitão António da Silva Cabral e de sua mulher Ana Maria de Jesus, moradores na cidade do Porto, ao padrão de Belmonte, da freguesia da Vitória, e pala materna de João Machado Ferreira e de sua mulher, Rosa Maria da Silva, assistentes na mesma Quinta de Cavaleiros e moradores na mesma cidade do Porto, na freguesia de S. Nicolau, nasceu aos 11 dias do mês de Outubro de 1753 anos e foi baptizada solenemente por mim abaixo-assinado aos 17 dias do dito mês e ano. Foram seus padrinhos o sobredito João Machado Ferreira e Nossa Senhora das Neves, sendo tocada com a sua coroa. Foram testemunhas o Rev. D. Rodrigo de S. João, vigário de Parada, e seu paroquiano, Rev. P.e Manuel António Lopes, e muitos mais eclesiásticos que presentes estavam. E por ser verdade fiz o presente assento, dia mês e ano ut supra.

De notar que o documento tem a assinatura de João Machado Ferreira e que o baptizado é contemporâneo de D. Benta e seu marido.

Ilustração 2 Assento de baptismo de Maria das Neves.

Sem comentários:

Enviar um comentário