segunda-feira, 7 de julho de 2014

Amigos do Sagrado Coração de Jesus (5)

A consagração do mundo ao Sagrado Coração de Jesus

A encíclica Annum Sacrum, que ordenava a consagração do mundo ao Sagrado Coração de Jesus, terminava com estas palavras:
Por estas razões, ordenamos que nos dias 9, 10 e 11 do próximo mês de Junho (de 1899), na igreja principal de cada cidade e aldeia, se digam algumas orações e em cada um destes dias se acrescente às outras orações a Ladainha do Sagrado Coração aprovada por nossa autoridade. No último dia, veneráveis ​​irmãos, deve ser recitada a fórmula de consagração que vos foi enviada com esta Carta.
A imprensa poveira não conta pormenores do que se passou naqueles dias nas freguesias rurais, mas a Estrela Povoense de 11 de Junho conta assim o que se estava passar na Póvoa:
Conforme a Encíclica do Santo Padre, houve na sexta-feira e ontem na matriz, por ocasião dos piedosos exercícios do mês eucarístico que ali se realizam, recitação das Ladainhas e fórmula da Consagração prescritas por Sua Santidade para a Consagração universal de todos os povos ao adorável e Santíssimo Coração de Jesus. Hoje, último dia do tríduo da consagração ordenada pelo Santo Padre, estará exposta na matriz em brilhantíssimo trono a bela Imagem do Sagrado Coração de Jesus, tendo lugar no fim da festividade do Santíssimo Coração de Maria a recitação solene das ladainhas e pronunciada a fórmula da Consagração universal de todo o mundo ao Amantíssimo Coração de Jesus.
Cerca de um mês mais tarde, o mesmo jornal informa que foi “grandiosamente solene e deslumbrante a festividade do Santíssimo Coração de Jesus no último domingo na igreja matriz desta vila”. Na missa solene pregou o Rev. Padre Costa, da Companhia de Jesus. Importante esta menção do padre jesuíta já que era a Companhia quem mais dinamizava a divulgação da devoção ao Sagrado Coração.
Também se dá notícia do que se passou na “festividade anual ao Sagrado Coração de Jesus” havida em Beiriz, que o Pe. António Martins de Faria paroquiava, e fala-se duma associação, certamente a Associação do Sagrado Coração de Jesus.
A consagração o mundo ao Sagrado Coração de Jesus foi o ponto de chegada de uma grande caminhada e um ponto de partida. Um momento de êxito. A força dessa devoção manteve-se décadas a fio, chegou bem ao tempo da Beata Alexandrina, mas hoje quase se apagou. Mas Jesus pediu que ela a espalhasse.

Na imagem de origem italiana, a Beata Alexandrina como "Pastorinha que leva ao Coração de Jesus".

Sem comentários:

Enviar um comentário