sábado, 8 de fevereiro de 2014

Cruzada Eucarística das Crianças no Outeiro Maior


No primeiro número da Cruzada e igualmente no número de Janeiro do Mensageiro do Coração de Jesus do mesmo ano de 1930 vem uma fotografia dos Cruzados do Outeiro Maior. Não vem é nenhuma notícia da erecção do centro. Apesar de tudo, não é despropositado colocar aqui a fotografia do pequeno grupo de Cruzados, até porque…
O pároco do Outeiro Maior era então o balasarense Pe. Celestino Furtado, dos Furtados da Gandra. Era um homem com curiosidades intelectuais: a sua biblioteca particular tinha algumas centenas de volumes, de temas variados. Chegou a assinar a Brotéria e até o Mensageiro do Coração de Jesus nos anos de 1929-1935. Devia conhecer o Pe. Mariano Pinho.
Ao centro desta fotografia dos Cruzados do Outeiro Maior, certamente tirada em 1929, vê-se o Pe. Celestino Furtado, dos Furtados da Gandra. É uma fotografia de estúdio e tem a assinatura de Marques de Abreu.

Parte dessa biblioteca foi entregue à Paróquia de Balasar e encontra-se ainda um ou outro livro na Casa da Gandra.

Há um documento paroquial relativo à instituição da Cruzada naquela freguesia, em duas páginas, frente e verso da mesma folha, sobre a recolha de fundos para a aquisição da bandeira da Cruzada: “a bandeira custou 378$00 e as insígnias para a inscrição da Cruzada custaram 123$00”. Naquele tempo ainda era dinheiro para uma freguesia tão pequena. As bandeiras da Cruzada, a parte de pano naturalmente com o distintivo e os dizeres, se não erro, eram confeccionadas no Colégio do Sagrado Coração de Jesus, da Póvoa.

Sem comentários:

Enviar um comentário