domingo, 26 de abril de 2015

Quando quiseram remeter a Beata Alexandrina ao silêncio (2)

Felismina Martins

Das três balasarenses que o Pe. Humberto culpou de serem as difamadoras que influenciaram o Pe. Molho de Faria só conhecemos a Felismina Martins, com quem falámos longamente e por várias vezes.
Em 1944, tinha 30 anos e era costureira. Quisera fazer-se doroteia, mas recusaram-na, alegando que não tinha boa saúde (ela que faleceu com 101 anos). Solteira, a vida não lhe sorriria muito.
Certamente já depois de 1944, foi muito beneficiada pela Alexandrina, por quem nutria uma estima sincera, feita também de gratidão.
O mesmo não acontecia com os familiares dela, os Vicentes (D. Maria Ana incluída), mas dizia que na lixeira pode desenvolver-se uma flor.
Testemunhou no Processo Informativo Diocesano.
Nas conversas que tivemos com a Felismina, deixou-nos sempre boa impressão, excepto na última. Então, só faltou pôr-nos pela porta fora. Não soubemos a razão por que o fez, mas palpita-nos que foi por ter percebido que a ouvíamos atentamente, mas sem que isso impedisse uma atitude crítica da nossa parte. Então em vez de pedir um esclarecimento, passou para o ataque mais despropositado. Revelaria isso um traço do seu carácter?
Tinha uma memória apurada como poucos, mas, nos muitos assuntos sobre que falou, nunca trouxe à conversa o Pe. Molho de Faria ou a maldade que praticou em 1944. Concluo que falava do que lhe convinha, evitando o que a comprometesse.

Sem comentários:

Enviar um comentário