sábado, 16 de agosto de 2014

Joaquim Machado (2)


Em Fevereiro de 1944, Balasar homenageou Joaquim António Machado como se pode ler n’O Comércio da Póvoa de Varzim de 10 desse mês. A homenagem decorreu nas Fontainhas. De facto, ele integrara a Comissão Organizadora da feira local, tendo sido o principal colaborador do Chefe Sá, dados os seus grandes conhecimentos e amizades no meio agrícola, pagara de seu bolso as árvores e a respectiva plantação tanto no largo da feira como na avenida e presidiu sempre aos concursos pecuários e corridas de cavalos lá realizados.
Transcreve-se a notícia d’O Comércio na qual intercalámos a itálico informação sobre alguns dos participantes:
Um grupo de admiradores do nosso amigo Sr. Joaquim António Machado, presidente da Junta de Freguesia de Balasar, promoveu-lhe uma homenagem de regozijo pelas suas melhoras a que se associaram as principais personalidades da mesma paróquia e algumas de fora.Houve missa em acção de graças pelo Rev. Abade, acompanhada de demonstrações festivas, e um lauto almoço em que tomaram parte muitos convivas, entre eles os Srs. Pe. Leopoldino Mateus (pároco), Lino António Ferreira (vendeiro do Calvário), Dr. João António Ferreira da Costa (médico das Fontainhas, futuro vereador), José António de Sousa Ferreira (industrial das Fontainhas, ex-vereador, presidente local da União Nacional), Dr. Arlindo de Carvalho (farmacêutico das Fontainhas), António José de Sousa Ferreira (industrial das Fontainhas), António Alves da Costa, João de Sousa Pereira Júnior, Cândido Manuel dos Santos (funcionário do registo civil), Manuel Dias da Silva, Antero Alves da Costa Reis (presidente da Junta), Alberto Gomes Ervalho, Laurentino da Silva Malta, Delfim da Costa Machado (tio do homenageado), Carlos Gomes de Carvalho, António Gomes dos Santos Reis, António Domingos da Silva Furtado (anterior presidente da Junta), António Alves dos Santos, Amadeu dos Santos Leitão, Celestino Gonçalves de Sá, Dr. José Ferreira Gonçalves da Costa (médico, irmão do Dr. João), Joaquim Furtado Martins, Manuel Rodrigues Gomes, José Rodrigues Gomes, José Ferreira da Silva e Sá (filho do Chefe Sá), Carlos da Costa Reis (antigo político republicano, natural de Gresufes como o homenageado), Severino da Silva Campos, António Mariz, Alexandre Lopes Alves da Silva, Manuel dos Santos Cunha Pereira, António Alves Ferreira, Joaquim da Costa Gomes, Joaquim Pereira da Silva Costa, Joaquim de Araújo Santos, Armindo Oliveira e Silva, José Rodrigues, António Malheiro Correia Brandão, Manuel Rodrigues da Costa, José Joaquim dos Santos, Carlos Teixeira de Sousa e Manuel Ferreira Guimarães.
Ao toast fizeram-se calorosos brindes ao homenageado, que foi alvo de muitas atenções e recebeu cartas de felicitações de amigos que não puderam assistir à festa.De coração nos associamos à referida homenagem, fazendo votos pela saúde e prosperidade do nosso querido amigo Sr. Joaquim António Machado.

Sem comentários:

Enviar um comentário