sábado, 21 de junho de 2014

Ida a Balasar

Estivemos hoje em Balasar a visitar a exposição integrada (?) no "Concurso de Fotografia, Balasar Ontem e Hoje". Várias dezenas de fotografias de boa qualidade documentam o passado e presente da freguesia. Destacam-se ora por assinalarem algum aspecto mais ou menos etnográfico ora são apenas registos de um passado recente. Algumas delas enviam directa ou indirectamente para a Beata Alexandrina.
Apreciámos particularmente um objecto tridimensional em exposição, um espadeladoiro. Objectos como ele deviam ser concebidos como obras de arte a oferecer a namoradas e noivas; este não tinha sinais de ter sido usado. Nos motivos ornamentais da haste, havia uma cruz numa das faces e um sino saimão na outra, símbolos que ocorrem quer nos jugos quer nas ferragens dos portais fronhos e que integram tais objectos na arte popular da segunda metade do século XIX ou começos do XX. 
Um outro objecto que nos interessou foi um volumoso aparelho de rádio, certamente algo semelhante àqueles por onde foi ouvida a proclamação da Consagração do Mundo ao Imaculado Coração de Maria ou por onde os balasarenses escutaram Salazar na altura da Festa dos Centenários.
Vimos na Capela da Santa Cruz um grupo de peregrinos da Coreia do Sul.

Sem comentários:

Enviar um comentário