sábado, 1 de março de 2014

Correcções


Nesta hiperligação afirma-se que a construção da actual Igreja Paroquial de Balasar “terminou em 1907”, mas não é verdade. Quando muito começou, que nem isso é bem certo. A sua conclusão ocorreu apenas em 1910, embora tenha entrado ao culto em finais de 1909. É assim que vem na imprensa poveira do tempo e é confirmado implicitamente pelas actas da Junta de Paróquia que se conservam.
Se tivesse ficado pronta em 1907, a Beata Alexandrina podia não ter sido baptizada na Igreja do Matinho, que teria começado a ser demolida em 1904, mas foi lá baptizada uma vez que esta igreja deve ter estado aberta ao culto até meados de 1907.
Diz-se depois que a igreja do Matinho vinha do século XV, do tempo da anexação da vizinha Gresufes. Mas tal não é quase de certeza verdade, ela devia vir do século XII (mais provavelmente) ou XIII. Uma curiosidade sobre ela: possuía originalmente três naves, como a de Rates… (vem na memória paroquial de 1736). Mas antes de meados do século XVIII, sem dúvida com dinheiro pelo menos em parte vindo do Brasil, o seu interior foi reduzido a uma só nave. 
Nenhum documento atesta que houvesse alguma vez igreja paroquial no Casal; lá só houve a Capela de Nossa Senhora da Piedade.

Notícias

A Rádio Onda Viva tem aqui em linha uma informação cuja data desconhecemos, mas interessante e que nos parece que continua actual.

Sem comentários:

Enviar um comentário