No
interior da nova igreja
A fachada principal da Igreja de Balasar
é bastante vulgar, com excepção da torre, que é alta e que exigiu um
investimento artístico bastante grande. A sua altura condiz com a extensão da
freguesia.
O antigo e excelente retábulo do altar-mor da Igreja Nova de Balasar. Foi este que a Alexandrina conheceu, era frente a ele que diariamente rezava longas horas a sua mãe.
O retábulo do altar-mor era uma composição artística excelente, de sobriedade clássica. Aquelas colunas eram uma maravilha de simplicidade e beleza.
O retábulo do altar-mor era uma composição artística excelente, de sobriedade clássica. Aquelas colunas eram uma maravilha de simplicidade e beleza.
Belíssimo também o quadro do Bom-Pastor
que ocultava a alta tribuna quando não havia exposição do Santíssimo.
A composição impunha serenidade e uma
sensação de grandiosidade, harmonia e elevação.
Os retábulos laterais eram justamente
pequenos, pois tudo devia apontar na direcção do altar-mor. Mas fica-se com a
impressão que houve uma razão menor, mas determinante para essa pequenez, o
aproveitamento das imagens da igreja anterior. Mesmo as imagens do retábulo do
altar-mor eram pequenas, permitindo que a grande imagem do Bom-Pastor dominasse
o retábulo.
Ao centro do sanefão do arco cruzeiro
via-se uma data, 1909, o ano em que quase toda a obra, se não mesmo toda, ficou
pronta.
Belos também os dois púlpitos.
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