sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Arcebispo português que escreveu sobre a Beata Alexandrina lidera tribunal do Vaticano


Natural de Guimarães e com 73 anos, D. Manuel Monteiro de Castro deve ter conhecido a Beata Alexandrina. De qualquer modo, escreveu o extenso prólogo de Alejandrina, alma de víctima y de apóstol.
Papa Bento XVI confirmou que D. Manuel Monteiro de Castro será Cardeal a 18 de Fevereiro
Notícia
Manuel Monteiro de Castro será ainda nomeado cardeal no consistório marcado para 18 e 19 de Fevereiro. O papa Bento XVI anunciou para 18 e 19 de Fevereiro a realização do quarto consistório do seu Pontificado para nomear 22 novos cardeais, entre os quais o português Manuel Monteiro de Castro.
Bento XVI fez o anúncio durante a missa do Angelus na Praça de S. Pedro.
Segundo a agência Ecclesia, Manuel Monteiro de Castro, de 73 anos, está no Vaticano desde Julho de 2009, quando assumiu o cargo de secretário da Congregação para os Bispos.
Depois foi nomeado por Bento XVI como consultor da Congregação para a Doutrina da Fé e secretário do Colégio Cardinalício e, na quinta-feira, foi escolhido para responsável da Penitenciário Apostólica, um dos três tribunais da Cúria Romana.
Natural de Santa Eufémia de Prazins, Guimarães, o novo e terceiro cardeal português foi ordenado padre em 1961 e bispo em 1985, indicou a Ecclesia.
Entre os 22 novos cardeais há quatro que têm mais de 80 anos, pelo que não poderão participar num eventual conclave para eleger um novo papa, embora possam ser eleitos.

Sem comentários:

Enviar um comentário