segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

P.e José da Silva Tavares ou Fr. José da Sacra Família

Um sacerdote poveiro na Inglaterra vitoriana

José da Silva Tavares ou José da Sacra Família (Argivai, Póvoa de Varzim, 14-02-1788 — Brentwood, Essex, England, 14-09-1858) foi um padre católico que ensinou na Universidade de Coimbra, ao tempo em que era agostinho descalço; mais tarde, por se opor à revolução liberal, partiu para o exílio, tendo vivido na França, Alemanha e Inglaterra. Entretanto secularizou-se. Na França fundou e dirigiu um importante colégio – Colégio Português e Brasileiro, em Fontaine-aux Roses, Paris – mas depois foi para a Inglaterra. Lá, primeiro (1848) abriu uma modesta escola em Stratford Green, junto a Londres e posteriormente, como missionário, em Witham, Essex, dedicou-se com entusiasmo a construir uma pequena igreja, que ainda existe, e desenvolveu um fraterno diálogo com protestantes grados da região.
Alguns anos à frente, foi para a Alemanha, mas regressou a Inglaterra em 1853, para a comunidade católica de Santa Helena, em Brentwood. Aí faleceu em 1858 e foi sepultado no cemitério paroquial junto à igreja. O Cardeal Wiseman assistiu ao seu enterro.
Um artigo do site da Catedral de Santa Maria e Santa Helena menciona outro padre português, Emanuele Dios dos Santos (provavelmente Manuel dos Santos) que teve um papel importante em Brentwood naqueles difíceis tempos do meio do séc. XIX, mas ignora o P.e José da Silva Tavares.
Porque o P.e Sacra Família foi poveiro como a Alexandrina e porque na Inglaterra há desde muitos anos um divulgada devoção à nossa Beata, pareceu-nos útil colocar aqui esta informação.
Para um mais alargado conhecimento desta figura poveira, consulte-se o artigo que a Wikipédia lhe dedica e as respectivas fontes.

Sem comentários:

Enviar um comentário